quarta-feira, 7 de abril de 2010

TROCADOR DE CALOR MODELO SERPENTINA

A serpentina é formada por um tubo cilíndrico com maior diâmetro na parte superior, é colocada em um recipiente no qual circula água fria para condensar os vapores alcoólicos dentro dela.
A serpentina necessita de manutenção frequente pois a água utilizada para refrigeração sempre contém cálcio e magnésio que formam sais que aderem a sua superfície, o que dificulta a troca de calor entre a água e os vapores, provocando condensações inadequadas. Esses sais são facilmente eliminados usando-se detergentes ácidos.

É largamente utilizada na indústria de bebidas destiladas como: na produção da graspa (destilado do bagaço da uva), na produção da cachaça (destilado da cana de açúcar), etc.
As principais vantagens da serpentina são a sua eficiência, rentabilidade e simplicidae na utilização.
E a sua principal desvantagem é a perca de tempo na manutenção que deve ser frequente.




Trocador de Calor Tubular



É utilizado em indústrias alimentícias como leites, refrigerantes, cerveja, vinhos e outras indústrias como solventes, tintas, loções. Seu funcionamento se dá pela seguinte forma: o tubo (1) de um permutador de calor para troca de calor entre o gás quente que flui através do tubo (1) e o meio de resfriamento de fase de vapor ou líquida, que flui fora do tubo (1), são mantidos em cada extremidade, nas placas do tubo (2, 3) que são conectadas a uma camisa que circunda o feixe de tubos. A placa do tubo (2), localizada no lado da entrada de gás, é provida, na metade que faz a face ser afastada da camisa, com os canais de resfriamento os quais estão em paralelo uns com os outros e através dos quais o meio de resfriamento flui. A placa do tubo (2) é provida com furos vazados os quais são abertos para o interior da camisa e se abrem nos canais de resfriamento de modo que circundem concentricamente cada um do tubo (1). O tubo (1), de qualquer fileira particular dos tubos passam através de um dos canais de resfriamento. Os canais de resfriamento têm uma base de espessura de parede uniforme no lado que é colidido pelo gás.