quarta-feira, 19 de maio de 2010

FATORES QUE INFLUENCIAM A EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO

Relação Solvente-Carga:
Existe uma relação mínima entre solvente-carga, abaixo do ponto em que não se é possível realizar a extração desejada. O quão maior for esta relação (solvente-carga), melhor se dará a extração, pelo fato de que uma maior concentrção de solvente na solução aumentará a capacidade de transferência de massa do soluto para fase líquida do solvente, com a sucessiva formação do extrato.
Qualidade do Solvente:
Em casos em o que o solvente foi recuperado depois da extração, ele deve ser o mais isento possível de soluto, para não prejudicar a extração e voltar para a torre de estração. Isso deve ocorrer pois, após a sua utilização, sua concentração estará afastada de sua composição de equilíbrio com a carga e mais alta será a transferência de soluto da fase de solução (carga) para a fase solvente.
Influência da Temperatura:
O solvente apresenta solubilidade na carga , pois existe uma pequena solubilidade mútua que com a elevação da temperatura, aumenta entre as fases. A alteração da temperatura influencia na mudança da composição das fases que estão em equilíbrio e isso faz ocorrer erros na extração desejada. Por isso não se pode aumentar a temperatura recomendada, porque pode ocorrer dissolução no solvente na carga ou o contrário, fazendo impedir a separação das fases e isso afeta também em uma queda de eficiência no processo de extração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário