quarta-feira, 24 de março de 2010

TROCADORES DE CALOR

Trocador de calor é usado para realizar o processo da troca térmica entre dois fluidos em diferentes temperaturas. Este processo é comum em muitas aplicações da Engenharia. Podemos utilizá-los no aquecimento e resfriamento de ambientes, no condicionamento de ar, na produção de energia, na recuperação de calor e no processo químico. Em virtude das muitas aplicações importantes, dos trocadores de calor, a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento baseada na crescente preocupação pela conservação de energia, vem sendo muito realizadas.

Os trocadores de calor podem ser classificados quanto a disposição das correntes dos fluidos (correntes paralelas, contracorrente, correntes cruzadas e multipasse) e quanto ao tipo de construção (podem ser de tubos coaxiais, casco e tubos e compactos).

São usados na indústria para aquecer ou resfriar fluidos para usos diversos. São encontrados sob a forma de torres de refrigeração, caldeiras, condensadores, evaporadores, leito fluidizado, recuperadores, etc.
Podemos imaginar uma infinidade de aplicações para estes dispositivos. Vários produtos de uso diário seguem o mesmo princípio de trocadores de calor, um bom exemplo disso é o ar condicionado.
A transferência otimizada e a conservação de energia sob a forma de calor é um desafio constante e trocadores de calor mais eficientes e baratos são uma necessidade.
A manutenção dos trocadores de calor é muito fácil e deve ser executada periodicamente para garantir a eficiência do trocador pois podem ocorrer incrustações que aumentam a resistência térmica e diminuem a taxa de troca de calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário