quarta-feira, 24 de março de 2010

Água quente, óleos minerais Dowtherm A e sais inorgânicos

O trocador de calor consiste em uma serpentina localizada concentricamente dentro de um tubo que forma a carcaça. O óleo é introduzido na carcaça e é aquecido pela água quente que passa pela serpentina. Dentro do trocador de calor existe um agitador para que o óleo e a água não formem fases. Com o aquecimento do óleo a água presente evapora e é utilizada por um prévio aquecimento do óleo primário que irá entrar no trocador de calor e é conduzida a um condensador. Neste o vapor volta a sua fase líquida e é reutilizado pela empresa.
Após a retirada da água o óleo é enviado para um reservatório para reuso do processo e assim evita impactos ambientais.

Dowtherm A é um fluido de transferência de uma mistura eutética, de dois compostos muitos estáveis o bifenil e o óxido de difenil, estes dois compostos tem praticamente a mesma pressão de vapor, e podem ser tratados como se fosse um único composto. Pode ser utilizado em sistemas que funcionem com fase líquida ou vapor que tenham pontos de ebulição bem próximos.


Os sais são compostos iônicos que em solução aquosa sofrem dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Características dos Sais: são sólidos, conduzem corrente elétrica quando estão em solução, têm sabor salgado e reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.Muitos assimilam a palavra sal apenas ao popular cloreto de sódio (sal de cozinha), mas na verdade existe uma infinidade de outros sais que utilizamos diariamente sem percebermos, são utilizados nos trocadores, para resfriamento, de forma fundida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário