quarta-feira, 10 de março de 2010

Torre de Destilação para indústria petroquímica

Torre de Destilação


A destilação é uma técnica utilizada para separação de misturas líquidas, parcialmente líquidas ou vapores, em duas ou mais misturas utilizando o calor como agente de separação. O equipamento onde ocorre a destilação é chamado de Torre de Destilação, ou Coluna de Destilação, cujo interior é dotado de pratos, ou bandejas.
Nas refinaras de petróleo são utilizadas para separar o óleo cru em diferentes frações, tendo diferentes hidrocarbonetos com diferentes pontos de ebulição.
Torres industriais de larga escala usam o refluxo (que refere-se a porção do liquido condensado de uma torre de fracionamento que retorna para parte superior da torre) para uma separação mais completa das misturas.
O petróleo bruto é inicialmente submetido à destilação fracionada. Esta técnica, de forma sumária, consiste em aquecer o petróleo bruto e conduzi-lo à parte inferior da torre de destilação. No seu interior, a torre dispõe dos pratos colocados a diferentes alturas.
Quando o petróleo é aquecido até à sua temperatura de ebulição liberta vapores que sobem pela coluna através de tubos soldados aos pratos e cobertos por campânulas, de maneira que os vapores são forçados a borbulhar através do líquido que há nos pratos. O nível de líquido de cada prato é determinado pela altura de um tubo de retorno que conduz o excesso de líquido ao prato imediatamente inferior.
Os componentes mais voláteis de baixo ponto de ebulição ascendem continuamente pela coluna de fracionamento em direção ao topo da coluna, que é a parte mais fria, até condensarem. Os componentes de elevado ponto de ebulição condensam-se em diferentes alturas da coluna e refluem para baixo. Desta maneira consegue-se que, a uma determinada altura da coluna, a temperatura seja sempre a mesma, e que o líquido condensado em cada prato tenha sempre a mesma composição química. Esses produtos de composição química definida chamam-se frações e são formadas, principalmente, por gás metano, gasolina, petróleo e gasóleo. Na base da coluna de fracionamento, onde a temperatura é mais elevada, fica um resíduo que ainda contém frações voláteis.
Se, para estas serem recuperadas, o resíduo for aquecido a temperaturas ainda mais elevadas, ele decompõe-se. Por isso, para que a destilação prossiga, o resíduo é transladado por meio de bombas para outra coluna, onde, sob uma pressão reduzida próxima do vácuo, continua em ebulição a uma temperatura mais baixa, não destrutiva, e as frações vaporizam-se. Esta destilação adicional decompõe o resíduo em óleo diesel, óleo lubrificante, piche e cera parafínica.

Um comentário: